Leitura Fashion: A Parisiense por Ines de la Fressange

A Parisiense (3)

Hey hey,

Hoje eu trouxe mais uma indicação de leitura fashion, A Parisiense.

Quem já leu? É um dos meus livros favoritos da vida (assim como Girlboss, mas a lista é enooorme).

Ines de la Fressange, a autora, é designer de moda, modelo, perfumista e francesa, mas não é Parisiense, assim sua primeira lição: ser uma Parisiense é muito mais do que uma forma de se vestir, é um estilo de vida. É sobre isso que aprendemos no livro, como ser uma Parisiense, muito mais do que apenas nos vestirmos como uma.

O livro tem uma leitura muito gostosa, ele tem ilustrações e fotografias divertidas para acompanharem o senso de humor leve de Ines e Sophie (Gachet, co-autora do livro). Ele se divide em 4 partes: Como se vestir como uma Parisiense, seus cuidados de beleza, a decoração e a Paris de Ines (é como um guia turístico na visão de Ines).

A Parisiense (1)

Vamos a alguns ensinamentos das Parisienses que podemos levar pra vida:

  •  Use o que lhe cai bem:Você nunca vai ouvir uma parisiense se queixar de que a saia está muito curta(…)” Conhecer o seu corpo e saber o que fica bom em você ou não é essencial.
  •  Não ser vítima da moda: antes de comprar algo pense se usaria aquela roupa hoje à noite, se a resposta for não… bom, já sabemos; assimile as tendências, não se jogue de cabeça numa roupa ou estilo só porque está na moda, a Parisiense está informada sobre o que está in e out e sabe adaptar isso ao seu estilo.
  • Descombine:Nada de usar tudo combinadinho! É o grito de guerra da Parisiense.” Isso é basicamente sobre não seguir todas as regras da moda à risca (inclusive essa lista). Um exemplo da própria Ines: Suéter de paetês com calça masculina(e não com saia).
  • Atenção aos acessórios: eles fazem toda a diferença em um look, transforma uma produção básica a algo com muito estilo.
  • Invista em peças chave: um bom blazer, o little black dress, uma camiseta básica e um jeans perfeito (ela também fala sobre o Trench Coat, mas eu, particularmente, não acho que combine com nosso clima tropical, lembrem-se da regra de não seguir todas as regras).

Bom, essas são algumas das (muitas) dicas que eu separei do livro, algumas eu adoro (como essas) e outras eu acho que não se adaptam muito bem a nossa realidade, mas é o estilo da Parisiense que esta sendo descrito no livro e não o da Brasileira (Alô, Glorinha Kalil, cadê você para escrever A Brasileira?).
Eu gostei bastante desse livro, já reli algumas vezes, mas acho que muito mais do que seguirmos o estilo da Parisiense, devemos seguir o nosso próprio, só que nada nos impede de buscarmos, sempre, novas fontes de inspiração. Indico a leitura!

Comprei há alguns anos na Saraiva e paguei R$ 39,90 (se não me engano), mas é possível encontrar em alguns lugares mais baratos (já vi que na amazon está por R$22,74).

  • E vocês já leram? O que acharam do livro? Alguma indicação para o próximo post de livro?

6 comentários em “Leitura Fashion: A Parisiense por Ines de la Fressange

  1. Uma boa avaliação sobre o livro. A composição de se vestir, é repentinamente aquela exclusiva opinião de se estar bem com o que você optou. De nada vale acompanhar a moda, não sendo você mesma. Por isso existe a predominância em se adaptar, igual a um camaleão, sempre aderindo o que VOCÊ quer ser para o seu espelho!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente, você pode estar informada sobre tudo que está acontecendo, mas nunca esquecer sobre quem você é e o que combina com você de verdade! De nada adianta ter a peça da moda se não combina com você! Adaptar a moda ao seu estilo é o que faz de você única!

      Curtir

Deixe um comentário